sábado, 22 de março de 2008

O que esta a acontecer com os professores?




Bem antes demais agradecia que antes de lerem esta entrada no meu blog pudessem ver o video-post abaixo.
Estamos perante um scenario incrivelmente vergonhoso para Portugal ora se não vejamos:
Na educação depois do descredito mostrado para com os professores pelas medidas que a Ministra da Educação quer implementar vem agora a ridicularização da profissão de professor por parte dos media. Os professores não necessitam de serem vistos como os pobres coitados que são mal tratados nas salas de aulas ou mesmo violentados, pois nada vai mudar a situação em que se encontram ou mesmo beneficiar as acções de protesto.

Isto tudo reduz-se á mensagem que os media querem passar, que é mais ou menos assim:
!" Os professores fizeram um protesto contra as medidas da ministra que duvida das capacidades e profissionalismo dos professores querendo avalia-los, por isso vamos sacuir as culpas para os alunos e fazermos passar os professores pelos pobres coitados do sistema."! - tipico de uma cabala "para sacudir a agua do capote."

Mas isto das medidas que a ministra quer implementar tem um bocado a sua razão de ser:
Ate a bem pouco tempo ir para professor para alguns era quase como ir para o fundo de desemprego.
"Nao tenho emprego no que quero, o que faço? Vais para professor. Tens enormes beneficios, renumeração crescente, uma progressão na carreira sem nenhum obstaculo e uma reforma choruda no final de carreira."
"Nós professores, temos que estudar todos os dias para dar as aulas"
-Em qualquer trabalho é necessario estudo. Eu quando exerço a minha profissão de web-designer estou constantemente a estudar!!!
Como estudante posso afirmar que conheço casos deste tipo.
Agora a questão põem-se:

As medidas da ministra são desencabidas pela medida em que não são claras o suficiente para entrar em vigor neste ano, mas pensando bem, o que mais está de errado com a ideia? Não será esta uma manifestação a favor de um sistema viciado? Não se estará a prezar pela ignorancia e incompetencia em vez do merito e do conhecimento? Porque quem quer ir para professor não pode ir para essa profissão só por questões pessoais/renumeração/progressão de carreira.
E uma das profissões que apenas aquelas pessoas que realmente gostam de ensinar e querem quase como se ´atirar aos leões´ por uma causa quase social.

Comparo por isso a vontade para exercer a profissão de professor como a de um ambientalista.
So pode estar ali porque quer mesmo fazer algo que mude a sociedade.
"Se os alunos estão constantemente a ser relembrados que as notas têm de ser dadas pelo merito que obtêm? Se tiro um 12 e não consigo entrar para uma universidade A e entro em B, os professores tambem não devem ser distribuidos pelas escolas de acordo com esses critérios?A sua carreira tem uma progressão sem qualquer tipo de metodo avaliativo???" Esta é outra questao a ser por..

..Não sou contra os professores e acho que estão no seu direito em rever esta situacao, embora socialista acho pessoalmente que Socrates e o seu executivo estão na vanguarda da incompetencia,

Mas começo a achar que este assunto é algo que deveria ser feito com uma maior poderação pelas.. duas partes.


Abraços.

Sem comentários: