
O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje que, em 2007, "pela 1ª vez na história", Portugal vendeu mais tecnologia do que importou, em parte devido à "aposta estratégica" feita há três anos nas energias renováveis.
"Portugal tem hoje um 'cluster' nas energias renováveis que não tinha há três anos", sustentou José Sócrates, salientando que o país "está agora a produzir o que antes era importado porque era demasiado sofisticado para ser feito em Portugal".
No anúncio de um novo projecto da empresa alemã Qimonda na área das células fotovoltaicas, o primeiro-ministro apontou este caso como mais um exemplo de como "as multinacionais estão satisfeitas com a economia e com a capacidade dos portugueses".
"Este investimento é uma prova de confiança em Portugal, na nossa economia e na competência dos portugueses", afirmou José Sócrates, em Vila do Conde, destacando a "intensidade tecnológica" do projecto, que "está na vanguarda do que de melhor se faz tecnologicamente no mundo".
Bem referem-se a que?
A uma tecnologia que se digna do nome por ser ao exemplo da China um fornecimento de peças electronicas? Isso é exportar tecnologia?
Pagar aos seus funcionarios o ordenado minimo para o fazerem?
Mas de forma estranha a população contenta-se com ordenados de 500€ e com postos de trabalho pouco qualificados como esse...
Ja diziam os ditados populares que em tempos de guerra não se olha o cavalo ao dente mas será que não existe uma percentagem de pessoas minimamente ambiciosas?
«"está agora a produzir o que antes era importado porque era demasiado sofisticado para ser feito em Portugal". »
O Sr primeiro Ministro talvez não saiba.. que essas peças são feitas com maquinas de produção em massa, mal precisam de mão de obra e para funcionarem da mesma maneira que nos outros países basta serem ligadas a uma ficha com tensão de 220V/12A em caso de se referir á casos Europeus ou Americanos. Só vejo esse entrave, ao invês do que vejo desse ´ponto a favor´. =P
O Sr Socrates esquece-se que um termo desse tipo é de certa forma muito...ambiguo.
Um Apelo: Sr Primeiro Ministro mais estatisticas e menos palavreado!
Abraços

Sem comentários:
Enviar um comentário